domingo, 14 de fevereiro de 2010

Alquimia Musical


Eu freqüentemente recebo cds e músicas de bandas para dar minha opinião. Infelizmente de cada dez, apenas um ou dois me estimulam a ouvir até o fim. E sobre estes, o que mais me faz sentir prazer em ouvir é a originalidade.

Nada me irrita mais do que uma banda querendo ser outra. Nada me desanima mais do que a falta de criação, a pobreza na poesia, a falta de sentimento na arte da música.

Conversando com um amigo e grande produtor, ele me diz que não acredita que gênios como Mozarts e Beethovens surgirão novamente. Diz que tudo de possível na música já foi feito. Então penso nos sons como cores: Não existirão novas cores, o azul será sempre azul…o vermelho será sempre vermelho. Mas a combinação, nuances e intensidade dessas cores é que terão variações. E a alquimia dessas cores ou sons que fazem a variação da magia que nos preenche a alma.

Quando Jota Quest apareceu, várias bandas “influenciadas”por eles surgiram também, com os mesmos timbres e os vocalistas até tentando cantar igual. Quando Charlie Brown surgiu, surgiram também outras tentando ser iguais. Agora é a vez das bandas clones do NX Zero. Como essas bandas esperam fazer sucesso?

Há alguns anos eu tinha um professor de canto que tinha uma voz espetacular. E ele era muito fã de Bon Jovi e se vangloriava de cantar igualzinho. Ele chegou a gravar um disco inteiro com músicas do Bon Jovi, cantando exatamente igual e tentando fazer os exatos mesmos arranjos. Estava todo feliz por ter conseguido gravar um disco tão parecido com o original. Tentava vender o disco para empresas, para estas presentearem os clientes. Agora me explica uma coisa: por que alguém iria comprar um disco que “parece mas não é”, podendo comprar o original com superior qualidade??? Por quê??? Eu fiz essa mesmíssima pergunta a ele, e ele não soube me responder. É claro que não.

A música pra convencer tem que ter verdade. Ela só vai ter verdade se for original. Você pode cantar a música de alguém colocando o seu tempero, a sua roupa, seu sentimento e assim deixá-la nova. Mas nunca usando a verdade do outro.

A quem me lê, me ouve http://www.myspace.com/alananet e me assiste http://www.youtube.com/alanaoficial ,

Um beijo.

ALANA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário