quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Phuedelson!!


Eu sempre fui muito bem educada por meus pais. Na minha casa “peidar, mijar, sacanagem”…eram todas palavras proibidas pois eram palavrões. Acostumei a dar topada na ponta da mesa e gritar: “aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii melecaaaaaaa!!!!!!!” Mas sempre senti falta de uma expressão mais significativa para esses momentos de explosão do corpo onde a alma vai junto. Minha educação chegava ao ponto de que se alguém pisasse no meu pé, eu que pedia desculpas. Já era espontâneo...afff.Aí já tem outro nome né: TROUXA! Rs.. E sempre tive muitos amigos homens e mesmo convivendo com eles, consegui me manter num vocabulário educadinho.

Até vir morar em São Paulo. Observando as pessoas e a mim mesma durante esses quase 6 anos, percebi que a grosseria faz parte da sobrevivência. Antes eu ficava chateada se alguém me xingasse no trânsito.Agora? Xingo mais alto! Buzino, xingo...e nada de : “ai ai ai, seu bobinho barbeiro, poxa vida!!!” Xingo pra valer. Porque faz um bem danado!! Alivia o stress do dia a dia e principalmente do stress do temível trânsito! Quem é que depois de 4 horas sem sair do lugar numa marginal, já não gritou sozinho dentro do carro: Por..a!! C....r...lho!! p...q...o ...p...!!! c.....c....t !!!!!! Tá phuedelsonnnnnnn!

Palavras são só palavras, sejam elas palavrinhas ou palavrões....o simbolismo dela é que é completamente psicológico e maravilhoso!
Nunca vou esquecer quando minha sobrinha tinha uns dois anos e aprendeu um palavrão, e a psicologia da minha irmã foi não dar a mínima. Mas quando a neném falava uma palavra como: “boba”, minha irmã fazia uma cara de horror. E essa virou a palavra proibida da minha sobrinha..rs....

A gente aqui em São Paulo aprende as leis da sobrevivência urbana. Mas a educação não precisa ser esquecida. Deixar um carro passar a sua frente não vai te atrasar mais, abrir a porta do elevador para outra pessoa entrar, encontrar seu vizinho do prédio no elevador (que também mora ali sozinho) se está tudo bem com ele ao invés de falar do tempo...são coisas que fazem a diferença: pros outros e pra você. Porque toda ação tem sua reação natural. Se sua ação for boa....

Por isso....hay que endurecer, pero sin perder la ternura jamás!!

A quem me lê, me ouve e agora me assiste,

Um beijo!!

(PS: ouve meu podcast na rádio RN, que tá phuedelson!!http://www.reacaonatural.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário